Poderá ser usado o microondas para esterilizar/liquefazer meios de cultura?

Não recomendamos o uso do microondas para esterilizar ou liquefazer os meios de cultura contendo agar. A justificação é a seguinte:

- O aquecimento pode ser desigual no volume total de meio.

- Poderão ocorrer pontos de sobreaquecimento no recipiente podendo haver risco de explosão do recipiente

Como devo liquefazer os meios preparados com agar?

Para derreter meios contendo agar (tubos ou frascos) recomenda-se que estes sejam colocados num banho de água fervente. Evitar aquecimento excessivo e retirar logo que o agar foi refundido. Arrefecer e manter num banho maria entre 44 a 47 ° C. O meio refundido e resfriado desta forma deve ser utilizado o mais rapidamente possível, se possível dentro de 4 horas.

Qual a validade dos meios/suplementos Biokar depois de preparados?

A Indicação sobre o tempo de conservação poderá ser obtida através das fichas técnicas de cada produto ou na tabela de estabilidade que disponibilizamos no seguinte link:

Tabela de estabilidade dos meios de cultura/ suplementos

Como se mede o pH dos meios preparados?

Os meios da Biokar têm o pH pré-ajustado para a utilização normal do produto. Apenas se tem que fazer leituras/acertos de pH nos meios aos quais se adiciona suplementos, e é feita após autoclavagem e arrefecimento a 25° C, em conformidade com a norma ISO / TS 11133-1: 2000.

O pH do meio Muller Kauffman Broth não vem referido no certificado, porquê?

De acordo com a ISO 6579 apenas o pH da base é mencionado, isto porque o pH do meio completo não é estável. Existe uma pequena variação ao longo do tempo, mas que não interfere nem afecta os resultados.

Como distinguir os microorganismos que crescem no meio Manitol salt agar?

Este meio tem uma elevada concentração salina permitindo apenas crescimento de Estafilococcos (coagulase negativa e positiva) uma vez que são das poucas bactérias que toleram ambientes salinos. A diferenciação poderá ser feita por um teste de coloração Gram e observar ao microscópio a morfologia das duas estirpes.

E necessário usar 3 esponjas para a análise de carcaças?

Não. Os três testes (Salmonella, Enterobacteriaceae e Contagens totais) podem ser feitos usando apenas uma esponja Polywipe MW726a.